Monitoramento de Políticas Públicas da Juventude está em sua segunda edição que vai acontecer entre os dias 20 e 21 de outubro; para se inscrever é preciso morar no Recife, ter entre 15 e 29 anos e preencher formulário de inscrição
Nesta segunda edição, sob o tema “Juventudes do Recife na Rota do Futuro”, a Secretaria Executiva de Juventude do Recife (Sejuv) realizará, nos dias 20 e 21 de outubro, das 9h às 17h, o 2º Seminário de Monitoramento do Plano Municipal de Juventude do Recife. O objetivo é acompanhar as metas previstas no Plano Municipal de Juventude. O evento ocorrerá na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e será promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas sobre Drogas, em conjunto com o Comitê Intersetorial de Política Públicas de Juventude e com o Conselho Municipal de Juventude do Recife.
Seminário de Monitoramento de Políticas Públicas da Juventude
Para participar do Seminário de Monitoramento de Políticas Públicas da Juventude é necessário residir no Recife, ter entre 15 e 29 anos e preencher o formulário de inscrição disponível neste link.
Além disso, o seminário é uma oportunidade de dialogar com outros jovens sobre a gestão pública e as ações municipais voltadas para o fortalecimento das políticas públicas para as juventudes.
Conexão com os jovens da cidade
De acordo com Marcone Ribeiro, secretário-executivo de Juventude do Recife (Sejuv), convida os jovens recifenses para serem protagonistas na tomada de decisão sobre o que deve ser desenvolvido na cidade:
“O evento é uma forma de conectar os jovens da cidade ao plano estratégico da gestão do prefeito João Campos, o “Recife na Rota do Futuro”, que apresenta programas e ações em eixos estratégicos e foco no desenvolvimento social, econômico e sustentável da cidade. O seminário de monitoramento é uma etapa fundamental e preliminar da Conferência Municipal da Juventude, onde os jovens podem contribuir no processo de monitoramento de ações que devem ser desenvolvidas em consonância com os 11 direitos do Estatuto da Juventude.”
Plano Municipal de Juventude
Por fim, o monitoramento do Plano Municipal de Juventude está previsto na Lei Municipal nº 18.279/ 2016. O Plano Municipal de Juventude do Recife consolida a Política Pública de Juventude enquanto política de Estado e determina diretrizes e objetivos estratégicos para orientar a elaboração e execução de ações e programas direcionados ao público jovem recifense. O controle do Plano Municipal ocorre de modo participativo entre jovens da sociedade civil e técnicos da Prefeitura do Recife, sendo uma fase de preparação para a realização da avaliação do plano na 5ª Conferência Municipal de Juventude, prevista para ocorrer no primeiro semestre de 2023.
*Foto: Reprodução