Sustentabilidade como prioridade: muitas empresas ainda não enxergam fato

| |

Sustentabilidade como prioridade, segundo pesquisa, indica as incongruências entre ideia e práticas associadas a projetos verdes nas companhias de tecnologia

Um estudo feito a partir de entrevistas com 1.900 líderes de tecnologia de todo o mundo. Isso inclui 97 líderes da América Latina. Sendo assim, dados do “IT Sustainability Survey 2022”, revela que 84% dos entrevistados consideram o alinhamento às melhores práticas de sustentabilidade de TI como algo importante ou muito importante para suas organizações. Porém, apenas 34% dos participantes da pesquisa afirmaram já implementar programas de sustentabilidade em suas áreas. Além disso, o relatório mostra que outros 34% dos entrevistados disseram que isso não é uma prioridade.

Sustentabilidade como prioridade

De acordo com a pesquisa da Paessler, empresa especializada em monitoração de redes, detalha como os gestores de TI enxergam a jornada em direção à sustentabilidade. Numa resposta de múltipla escolha, 48% afirmam que é importante reduzir o uso de hardware. 43% apostam em smart buildings, ambientes automatizados onde o consumo de energia é otimizado por meio de soluções baseadas em sensores IoT. 38% valorizam o uso de energia renovável. 34% priorizam a adoção de soluções na nuvem em lugar de ambientes on-premises tradicionais. Por fim, 28% buscam a sustentabilidade por meio da contratação de serviços de data centers verdes.

Cultura de sustentabilidade

Outro fator do estudo diz respeito à cultura de sustentabilidade de TI de cada região do mundo. Em relação à redução de uso de hardware, a Europa é a mais avançada – essa resposta foi dada por 51% dos gestores dessa região. Por outro lado, a Ásia sai na frente no suporte às soluções de smart building: 48% ressaltaram essa estratégia durante a entrevista. As Américas também apostam em soluções de smart building – 44% valorizaram essa tecnologia em suas respostas.

Para Luis Arís, gerente de negócios da Paessler América Latina:

“O estudo mostra que apesar da adesão geral à agenda verde, fica claro que, ações efetivas ainda são realizadas por um grupo limitado de empresas.”

Por fim, Arís observa que o estudo “Sustentabilidade de TI 2022” mapeou, também, o uso de soluções IoT pelas empresas e deixou claro que as organizações que investem ativamente no uso da TI para suportar sua jornada ESG (Environment, Social and Governance) serão as companhias que sairão na frente e alcançarão as melhores práticas de sustentabilidade. Com isso, reduzirão as incongruências entre ideia e a implementação, de fato, de práticas relacionadas à sustentabilidade de TI nas empresas de tecnologia.

*Foto: Reprodução

Anterior

Projeção para superávit comercial em 2022: queda é de US$ 65,00 bi

Monitoramento de Políticas Públicas da Juventude: Prefeitura do Recife promove seminário

Próxima