A IA brasileira, segundo Presidente, envolve pesquisa de universidades e outros polos de ciência no país para a criação de plataforma própria, em língua portuguesa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta terça-feira (11) que cientistas brasileiros precisam desenvolver uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) brasileira. Agora, ele exige do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia a apresentação de um projeto já para o mês de julho.
O conselho reúne cientistas de todo o Brasil e está vinculado ao Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), pasta chefiada pela ministra Luciana Santos.
Lula declarou ainda que a ferramenta de inteligência artificial é bastante importante e por isso precisamos ter a nossa própria e parar de copiar os Estados Unidos, ou o Japão, por exemplo.
É tempo de inovar com IA brasileira
Sendo assim, o líder petista disse ainda incentiva os cientistas a pensarem em uma política inovadora, associadas ao tema.
O presidente afirma ter desafiado os cientistas por meio de uma Conferência Nacional, maracada para o mês que vem, e que esperar para a ocasião a apresentação de um produto de inteligência artificial em língua portuguesa.
A declaração foi feita durante a Cerimônia de premiação das Olimpíadas Brasileiras de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), no Rio de Janeiro.
No começo do ano, o presidente Lula chegou a afirmar que o Brasil não precisava de Inteligência Artificial, mas que seria necessário regularizar o uso da ferramenta.
Reunião do G20
Além disso, o presidente pretende larvar este debate para a reunião do G20, em novembro, que será realizado no Rio de Janeiro. Trata-se da primeira vez que o Brasil presidirá a cúpula.
O Brasil ocupa a presidência do bloco até novembro de 2024. Portanto, o país tem o poder de conduzir discussões e pautar temas de debate entre representantes das maiores economias do mundo.
Todavia, em território nacional, um projeto para regulamentação de IA já foi aprovado na Câmara dos Deputados. O texto seguiu para aprovação do Senado Federal, e os parlamentares pretendem aprovar a proposta antes de novembro.
A matéria prevê também a criação de uma estrutura para usar e fiscalizar e monitorar o uso da IA no Brasil. Por fim, algumas redes sociais, por exemplo, já iniciaram a implementação de um selo para informar sobre conteúdos criados nesse formato.
*Foto: Reprodução/https://br.freepik.com/fotos-gratis/tecnologia-de-fundo-de-toque-humano-remake-moderno-de-a-criacao-de-adam_17851045.htm#fromView=search&page=1&position=4&uuid=776d64b4-d6f3-4adb-862e-732f31b462ae