RS e SC atraem turistas mesmo com neve e temperaturas perto do 0°C

| |

Mesmo com a pandemia ainda evidência, RS e SC atraem turistas. Prevista pelos meteorologistas, a tão esperada neve, chegou a estes estados do país e gerou uma grande procura de passeios de turismo em cidades voltadas ao clima frio.

Na última quinta-feira (20), teve registro de flocos de neve, em municípios como São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Cambará do Sul, Bom Jesus e Riozinho (todas localizadas no RS). E também em cidades da serra catarinense e Grande Florianópolis, como Rancho Queimado, Major Gercino e Anitápolis. Contudo, as temperaturas variaram de -5,6°C a 3,4°C.

RS e SC atraem turistas

Segundo Mauro Salles, presidente do Sindtur-Serra Gaúcha, teve um aumento expressivo de turistas em busca de hospedagem na região nos últimos dias, em função da baixa temperatura:

“Este final de semana será surpreendente. Os proprietários dos hotéis estão muito otimistas com a chegada da neve e a expectativa é muito grande com a chegada de mais turistas.”

Vale lembrar que no mês de junho, para o Dia dos Namorados, a cidade de Gramado reabriu a região na espera de turistas, já com hotéis adaptados com as medidas de segurança em razão do novo coronavírus.

Sindtur-Serra Gaúcha

O Sindtur-Serra Gaúcha representa a classe patronal dos empresários da região, que abrange as seguintes cidades turísticas: Canela, Gramado, São Francisco de Paula e Nova Petrópolis. Em torno de 300 hotéis e pousadas estão instalados nesses municípios, totalizando 28 mil leitos à disposição dos visitantes. Entretanto, o limite máximo de ocupação nos hotéis é de 50% de sua capacidade devido à pandemia.

Na visão de Salles, esta foi a segunda melhor temporada para o turismo neste ano, em termos de movimento ocupação dos hotéis:

“Antes disso, tivemos uma boa circulação de visitantes no feriado de Corpus Christi.”

Reação dos turistas

Já na opinião de Valmor Reckler, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur-Nova Petrópolis), é possível agora identificar uma leve reação dos turistas. Portanto, eles estariam voltando a visitar esta região do país:

“Gradativamente o turismo vem se reestabelecendo, em especial neste final de semana por causa da neve, mas nos meses que antecederam, entre março e junho, houve uma queda muito grande de visitantes na cidade, principalmente de pessoas vindas de São Paulo e Rio.”

Hotel Petrópolis

Para o dono do Hotel Petrópolis, Marcelo Becker, RS e SC atraem turistas com a chegada da frente fria. Sendo assim, em seu hotel a ocupação pode oferecer metade dos seus 33 apartamentos, por causa das restrições sanitárias.

Sendo assim, na manhã de sexta-feira (21), segundo informações da MetSul Meteorologia, aproximadamente 70 cidades gaúchas registraram temperaturas abaixo de zero grau, além de registro de forte geada. Foram elas: Soledade (-7,0°C), Pinheiro Machado (-6,7°C), Farroupilha (-5,1°C), Quaraí (-5,0°C), Tio Hugo (-4,8°C) e Vacaria (-4,6°C).

Todavia, em Santa Catarina ocorreu o mesmo, com dezenas de municípios com temperaturas negativas, no alvorecer de quinta-feira.

No estado catarinense, a menor temperatura ocorreu em Bom Jardim da Serra, marcando -8,6°C, o recorde desde 2008. A cidade está situada a uma altitude de 1.232 metros. Em Urupema o termômetro chegou a marcar -7,5°C, e a cidade Urubici registrou -5,8°C. Os dados são das estações do sistema Epagri/Ciram do governo catarinense.

*Foto: Divulgação/Tiago Becker/Folhapress

Anterior

Mercado formal abre 131 mil vagas em julho após 4 meses de queda

Inquérito sorológico definirá volta às aulas na cidade de SP

Próxima