Tênis e pneus são reaproveitados por parques infantis

| |

Criação de parques infantis baseadas na sustentabilidade é aposta de empresa, que reaproveitam materiais como tênis e pneus, e também investem em segurança

A empresa carioca Oikotie, especializada em arquitetura e design para áreas de lazer infantis, resolveu apostar na sustentabilidade como meio de crescimento empresarial e inovação. A partir do reaproveitamento de tênis da Nike Grind (por sua borracharia) e pneus, a companhia desenvolve pisos recicláveis com a absorção de impacto para parques infantis, o que resulta em uma promoção de segurança e também de reciclagem.

Parques infantis sustentáveis

Conforme explica uma das fundadoras da Oikotie, Isabel Seabra a respeito do meio de produção sustentável para parques infantis:

“A superfície de absorção de impacto dos nossos espaços é única, utilizamos pneus de veículos comerciais reciclados que passam por um processo complexo para eliminar qualquer tipo de toxicidade e borracha Nike Grind, tecnologia com foco na sustentabilidade e responsável pela reciclagem dos solados de tênis. Dessa forma, tornamos nossos projetos em lugares seguros para as crianças.”

Formado por 72% de material reciclado, cada metro quadrado do piso utilizado pela empresa contém borracha de cerca de 20 pares de tênis e um pneu de veículo comercial. Com a utilização da borracha dos pneus e dos tênis, deste modo é evitado dos mesmos serem descartados em locais de aterro de resíduos, que já não comportam mais tantos materiais.

Como é feita a reciclagem do piso

Através do programa Reuse-A-Shoe (Reutilize um sapato), lançada em 2004, no Reino Unido, a Nike recolhe tênis usados, de qualquer marca, nos pontos de coleta e os encaminha para reciclagem com a finalidade de criar uma borracha granulada, batizada de Nike Grind.

Em seguida, a Oikotie recebe o Nike Grind, que é utilizado na criação de pisos de amortecimento de impacto de seus parques infantis. Em troca, a companhia devolve uma parte do valor a diversos programas a favor da criança, como o ‘Let Me Play’ (“Deixa-me Brincar”), da Nike.

Segundo outra fundadora da Oikotie, a empresária Susana Ventura:

“Este programa promove estilos de vida mais saudáveis para as crianças e conduz a uma mudança social positiva com esporte e diversão, principalmente em áreas mais desfavorecidas.”

Fonte: Ciclo Vivo

*Foto: Divulgação

Anterior

Visitas em presídios estão suspensas em dez estados

Quem receberá auxílio emergencial de R$ 600 durante a pandemia?

Próxima