Startup de Porto Alegre oferece serviço de “uber do entulho”

| |

Objetivo de “uber do entulho” é conectar as pessoas que geram resíduos ao transportador, que leva o material coletado ao destino correto, além de geração de renda

Em Porto Alegre (RS), no final de julho, surgiu mais uma startup. Em seu diferencial está a questão da sustentabilidade e geração de renda. O negócio criado por 5 mulheres da capital gaúcha e batizado de 5 Marias, oferece o serviço de “uber do entulho”.

A iniciativa consiste em conectar as pessoas que geram resíduos ao transportador, que leva o material coletado ao destino correto. E isso reflete em uma geração de renda.

Como nasceu o “uber do entulho”

O “uber do entulho” nasceu a partir do Coletivo Poa, onde as sócias da 5 Marias se conheceram por um objetivo comum. No ano passado, ainda em fase de projeto, a proposta foi premiada. Por gerenciar corretamente os resíduos da construção civil. Com isso, venceu o 1º Lugar de Inovação e Limpeza Urbana de Porto Alegre, do Desafio Creathon, lançado pela prefeitura.

De acordo com Daniely Votto, uma das sócias da startup:

“Nossa ideia de “uberização” do serviço de chamada de tele entulho foi a vencedora porque vamos garantir que o descarte será feito nos locais corretos e de acordo com a legislação ambiental vigente. Cada tipo de resíduo deve ir a um determinado local e apenas depois do descarte correto, o gerador recebe o fechamento do negócio com a emissão final do Manifesto de Transporte de Resíduo da Construção Civil (MTRCC).”

Pretensões

Além disso, a 5 Marias deseja se tornar o Uber do descarte da construção civil. Potencial para isso, elas já têm. Elas afirmam que as empresas de reciclagem desse tipo de material, na capital gaúcha, trabalham somente com 10% de seu potencial, decorrentes da falta de resíduos destinados corretamente. No entanto, há quase 318 focos de resíduos irregulares na cidade. E isso resulta em um custo mensal de R$ 1,8 milhão ao município.

Aplicativo “uber do entulho”

Ainda em fase de desenvolvimento, o aplicativo que vai disponibilizar o serviço de “uber do entulho” já é oferecido via WhatsApp pelo número (51) 998 51 71 54.

Rede de parceiros

Além disso, as sócias da 5 Marias afirmam que já possuem parceria de todos os ellos da cadeia de descartes de resíduos de obras, além da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, e do Departamento Municipal de Limpeza Urbana.

Todavia, hoje elas buscam outros parceiros também. São eles: construtoras e incorporadoras, indústria e comércio, escritórios de engenharia e arquitetura, empresas de tele entulho, empresas receptoras de resíduos da construção civil e a população direta. Tudo isso para que a rede desta causa cresça e gere ainda mais renda a quem precisa.

*Foto: Divulgação

Anterior

Inquérito sorológico definirá volta às aulas na cidade de SP

Projeto ‘Vagas Verdes’ dá um novo contexto ao centro de SP

Próxima