Brasil no G20: Sustentabilidade será um foco da presidência, diz diretora do BC

| |

Brasil no G20, segundo Fernanda Guardado diz que eventos climáticos extremos têm aumentado

A diretora de assuntos internacionais do Banco Central (BC), Fernanda Guardado, disse nesta segunda-feira que o tema sustentabilidade vai ser um dos focos da presidência do Brasil na próxima reunião do G20, que começa em 31 de dezembro.

Brasil no G20

Segundo Fernanda Guardado, em Live BC, transmissão semanal da autoridade monetária no Youtube, em relação à atuação do Brasil no G20:

“Banco Central e Ministério da Fazenda são organizadores da trilha das finanças. Tem esse olhar de trazer os temas para a seara financeira.”

Contudo, Guardado ponderou que a pandemia de covid-19 “relembrou que acidentes acontecem”. “Eventos climáticos extremos têm aumentado. A gente está observando o aquecimento global e mudanças acontecendo agora, então talvez a urgência tenha aumentado.”

Além disso, ela acrescentou que o foco aumentou, pois estão ficando mais claros os custos e os riscos. E por isso aumenta a preocupação em fóruns como o G20.

Drex

Para ela, a moeda digital que está em fase de elaboração pelo BC, o Drex, pode ser um aliado por aumentar a eficiência. “Trazer eficiência é uma maneira de gastar menos energia e poluir menos o planeta, vai ser um grande aliado, não só na sustentabilidade”, pontuou.

Reservas internacionais

Em relação às reservas internacionais, a diretora ressaltou que não há uma métrica padronizada para fazer um acompanhamento ou comparação com outros países. Porém, o Brasil mantém o perfil conservador com ativos de baixo risco.

“Os investimentos de reservas internacionais têm um perfil bem conservador e buscam fazer a cobertura cambial da dívida externa bruta do país com o objetivo de reduzir a exposição do país a oscilações cambiais e ter alocação com perfil anticíclico”, disse. “Usamos métricas como unidade de carbono por PIB, ainda tem espaço para melhorar a nossa pegada de carbono das reservas”, avaliou.

Por fim, Guardado lembrou que o BC tem aumentado o volume de títulos verdes nas reservas internacionais.

*Foto: Reprodução/br.freepik.com/fotos-gratis/tela-digital-com-ambiente-dia_12976397

Anterior

Políticas públicas obsoletas: Tebet fala em “coragem” para corte

Empreendedores negros: conheça negócios voltados à própria comunidade no Brasil

Próxima