Após ataque de hackers, STJ faz plantão e suspende prazos

| |

STJ faz plantão até segunda-feira (9), após ataques terem sido identificados na terça-feira (3), durante a realização de audiências virtuais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu entrar em esquema de plantão até a próxima segunda-feira (9), após detectar a invasão de hackers em sua rede. O ataque virtual foi identificado na terça-feira (3), durante a realização de audiências virtuais. Com isso, todos os sistemas caíram, e a equipe técnica não conseguiu restabelecer a segurança.

STJ faz plantão até segunda

STJ faz plantão somente para tratar de pedidos urgentes, que serão analisados pela corte. Portanto a política da casa só lidará com casos de habeas corpus contra prisão, busca e apreensão e medida cautelar.

Suspensão de prazos processuais

Em contrapartida, os prazos processuais foram suspensos desde o dia 3 e seguirá assim até o dia 9 de novembro. Mas na terça-feira (10) é provável que a contagem dos processos seja retomada. Já as sessões e os julgamentos também foram paralisados em função dos ataques de hackers.

Instauração de inquérito

Contudo, o ministro Humberto Martins, presidente do Superior Tribunal de Justiça, solicitou na tarde de ontem (4), instauração de inquérito, por parte da Polícia Federal. Sendo assim, haverá uma investigação para averiguar o ataque externo identificado na rede de informática do tribunal.

Por fim, o Ministério da Justiça afirmou que já recebeu a notícia-crime e já encaminhou à Polícia Federal. Em seguida acontece a instauração da investigação, que deverá correr sob sigilo.

Comunicado

O STJ enviou ainda na quarta-feira um comunicado aos servidores. O texto recomendava a não utilização de computadores, mesmo que pessoais, e que estivessem conectados a algum dos sistemas informatizados do tribunal.

*Foto: Divulgação

Anterior

Aumento do consumo de energia sinaliza retomada do setor

Conheça a nova lei de gerenciamento de resíduos sólidos em SP

Próxima